O Espiritismo e sua Pureza Doutrinara.
1) O Mestre Allan Kardec em suas Obras não manda ninguém usar velas, incenso, amuletos, talismã, roupas brancas, imagens de santos, fazer exorcismos ou despachos e muito menos sacrificar pobres animais, nada disso representa a Doutrina Espirita ou Espiritismo.
O objetivo principal do Espiritismo é melhorar moralmente o ser humano e desenvolver a fé racional dentro da lógica e do bom senso.
O Espiritismo explana em seus fundamentos Doutrinários que não existem milagres e nem o sobrenatural na Obra Divina, as Leis de Deus são naturais, eternas e imutáveis e essas Leis regulam tudo no Universo material e espiritual.
Deus não faz milagres.
O Espiritismo também liberta as pessoas das superstições e crendices, vejamos.
A questão 554 de “O Livro dos Espíritos” corrobora essa posição. Confiramos:
P.: “Que efeito pode produzir fórmulas e práticas mediante as quais pessoas há que pretendam dispor do concurso dos Espíritos?”
R.: “(…) Todas as fórmulas são mera charlatanaria. Não há palavra sacramental nenhuma, nenhum sinal cabalístico, nem talismã, que tenha qualquer ação sobre os Espíritos, porquanto estes são só atraídos pelo pensamento e não pelas coisas materiais”. E continua mais adiante: “Ora, muito raramente aquele que seja bastante simplório para acreditar na virtude de um talismã deixará de colimar um fim mais material do que moral. Qualquer, porém, que seja o caso, essa crença denuncia uma inferioridade e uma fraqueza de ideias que favorecem a ação dos espíritos imperfeitos e escarninhos”.
Em “O Livro dos Médiuns”, é perguntado aos Espíritos Superiores:
“Certos objetos, como medalhas e talismãs, têm a propriedade de atrair ou repelir os Espíritos conforme pretendem alguns”?
R.: “Esta pergunta era escusada, porquanto bem sabes que a matéria nenhuma ação exerce sobre os Espíritos. Fica bem certo de que nunca um bom espírito aconselhará semelhantes absurdidades. A virtude dos talismãs, de qualquer natureza que sejam, jamais existiu, senão, na imaginação das pessoas crédulas”.
O Codificador Allan Kardec comentou, concluindo e reiterando a total desvinculação do Espiritismo com o pensamento mágico propalado pelas religiões e crenças fetichistas:
“Os Espíritos são atraídos ou repelidos pelo pensamento e não por objetos materiais (…). Em todos os tempos os Espíritos superiores condenaram o emprego de signos e de formas cabalísticas; e todo Espírito que lhes atribui uma virtude qualquer ou que pretende dar talismãs que denotam magia, por aí revela a própria inferioridade, quer quando age de boa-fé e por ignorância, (…) quer quando conscientemente (…). Os sinais cabalísticos, quando não são mera fantasia, são símbolos que lembram crenças supersticiosas na virtude de certas coisas, como os números, os planetas e sua correspondência com os metais, crenças nascidas no tempo da ignorância e que repousam sobre erros manifestos, aos quais a ciência fez justiça, mostrando o que há sobre os pretensos sete planetas, os sete metais, etc. A forma mística e ininteligível de tais emblemas tem o objetivo de os impor ao vulgo (…), aquilo que não compreende.”
O Mestre Kardec deixa bem claro, é o pensamento que exerce ação para atrair ou repelir os espíritos desencarnados, nenhum objeto material tem valor ou ação sobre os espíritos.
Muitas pessoas tem uma idéia errada do Espiritismo no Brasil, devido as influencias místicas e o sincretismo, falam em Espiritismo de umbanda, espiritismo de mesa, espiritismo de terreiro, espiritismo oriental ou ramatisiano, e interpretam a Doutrina Espirita como uma variante da magia.
O problema esta nas pessoas que pregam o Espiritismo de forma errada, pessoas que se dizem espíritas e falam em banho de ervas, banho de sal grosso, usar velas, usar roupas brancas, fazer despachos, usar imagens de santos, nada disso representa o Espiritismo.
Essas pessoas são os falsos espíritas, na realidade eles são umbandistas e vão distorcendo os princípios doutrinários da Doutrina Espírita.
Devemos estar alertas nesses assuntos, umbanda não é Espiritismo.
Devemos estudar o Espiritismo é nas Obras do mestre Allan Kardec e depois estudar as Obras do grande Leon Denis e no Brasil principalmente estudar as Obras de J Herculano Pires, dessa forma vamos ter uma base Racional e Doutrinaria seria e solida sobre o espiritismo.
2) Vejamos observações gerais sobre esse assunto que é muito importante para o estudo serio e correto da Doutrina Espirita.
a) O Espiritismo tem rituais ou sacerdotes?
Não. A prática espírita é realizada com simplicidade, sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e verdade. O Espiritismo não tem sacerdotes e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: altares, imagens, andores, velas, procissões, sacramentos, concessões de indulgência, paramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior.
b)O Espiritismo não tem culto material e nem tem rituais, não prescreve qualquer vestimenta, nem função sacerdotal, não usa imagens, nem faz sacrifícios de animais ou seres humanos, não tem símbolos ou sinais cabalísticos, não faz cerimônias matrimoniais, ou de batismo, nem exorcismo. Resumindo, a Doutrina Espírita tendo como principal objetivo o cultivo dos valores do Espírito é totalmente isenta de atos exteriores. Sua nomenclatura se baseia nas obras da Codificação e suas práticas mediúnicas são executadas dentro de um ambiente evangélico de harmonia e oração, sem qualquer culto exterior ou movimentos e palavreado estereotipados. Suas reuniões mediúnicas são fechadas ao público e conduzidas com rigor, onde não existem velas, cantos, danças, cigarro bebida ou cobrança de taxas.
Compreende-se, portanto, que qualquer culto que contenha tais práticas, não pode e não deve receber a designação de espírita.
c)O conselho estadual espírita de unificação do movimento espírita do estado do rio de janeiro, ceeu, interpretando os postulados básicos da doutrina dos espíritos – para a qual o verdadeiro culto é o interior – esclarece que no espiritismo não se adota a prática de atos, uso de objetos e cultos exteriores, tais como:
Exorcismos;
Sacrifícios de animais e muito menos de seres humanos;
Rituais de iniciação de qualquer espécie ou natureza;
Promessas, despachos, riscaduras de cruzes, pontos ou hábitos materiais oriundos de quaisquer concepções religiosas ou filosóficas;
Rituais e encenações extravagantes de modo a impressionar o público;
Talismãs, amuletos, orações miraculosas, bentinhos, escapulários, breves ou quaisquer objetos semelhantes;
Confecções de horóscopos, exercícios de cartomancia e astrologia, jogo de búzios ou práticas similares;
Administrações de sacramentos como batizados e casamentos, concessões de indulgências, sessões fúnebres ou reuniões especiais para preces particulares, seja a encarnados ou desencarnados, nas chamadas reuniões da saudade; (A Doutrina não se coaduna a nenhum tipo de exclusividade, nem comporta atavismos);
Pagamentos e ou contribuições de quaisquer naturezas por benefícios prestados;
Atendimentos de interesses materiais para “abrir caminhos”;
Danças, procissões e atos análogos;
Hinos ou cantos em línguas mortas ou exóticas;
Atribuições de Títulos Convencionais, como Presidente de Honra ou Honorário, assim também cargos vitalícios;
Paramentos, uniformes, ou roupas especiais;
Altares, imagens, andores, ou objetos materiais;
Incenso, mirra, fumo, velas, bebidas ou substâncias alucinógenas;
Terapias alternativas ou convencionais, desde que descaracterizem o aspecto doutrinário das atividades dos Centros Espíritas, posto que os Centros Espíritas são os locais de divulgação e prática do Espiritismo, do Conhecimento Espírita, da Cultura Espírita e da Terapia Espírita, consagrada pelo Estudo Doutrinário, pelo Atendimento Fraterno Através do Diálogo, do Passe Espírita, da Água Fluidificada, da Prece e das Atividades de Desobsessão.
O Espiritismo não aceita e nem preconiza nenhuma forma de crendices, charlatanismos, embustes, superstições, simpatias, fórmulas mágicas, sinais cabalísticos, símbolos, objetos sagrados, cerimônias, uso de imagens, culto devocional a santos ou patronos, personalismos, formalismos, ou sobrenatural.
d)Os fracassos religiosos, ao longo dos milênios, demonstram claramente o acerto da conduta espírita. As práticas exteriores nos cultos congelaram a fé, impedindo o raciocínio e a discussão mais ampla em torno das necessidades humanas, dando espaço à expansão do materialismo.
A única coisa que pode mudar a Sociedade, levando-a à paz e à justiça tão desejadas, é a sua ampla e irrestrita modificação moral, sua adesão ao bem e à fraternidade legítima. Enfim, só a conquista das virtudes ensinadas e vividas por Jesus poderá mudar definitivamente o cenário de dores e conflitos, produzindo a alegria e a felicidade que todos desejamos.
Somente em clima de simplicidade e pureza de intenções é que poderemos reverter o difícil quadro da atualidade dramática em que vivemos.
Não se pode ter simplicidade e pureza, indispensáveis à fé raciocinada, em cultos que exijam paramentos, roupas especiais, imagens, símbolos de qualquer natureza, rituais, incensos, etc., que funcionam como verdadeiras prisões mentais, como algemas que impedem a liberdade do espírito. São meras fantasias que nada, absolutamente nada acrescentam à evolução da alma.
A respeito do assunto, o eminente Allan Kardec, na questão 553 de O Livro dos Espíritos indagou aos benfeitores da Humanidade, recebendo a lúcida resposta:
“Todas as fórmulas são mera charlatanice. Não há palavra sacramental nenhuma, nenhum sinal cabalístico nem talismã que tenha qualquer ação sobre os Espíritos, porquanto estes só são atraídos pelo pensamento e não pelas coisas materiais”.
Por outro lado, a Doutrina Espírita não tem a pretensão de converter ninguém. O seu objetivo único é o de esclarecer, aproximando a criatura do Criador, por meio da compreensão de suas leis e de sua aplicação, tornando-a obreira de sua própria felicidade.
O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma Ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como Ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como Filosofia, compreende todas as conseqüências morais que dimanam dessas mesmas relações".
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O Espiritismo é uma Ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal".
"
O Espiritismo, ou Doutrina Espírita, é o conjunto dos ensinamentos dados pelos Espíritos Superiores a Allan Kardec, com bases científicas e de conseqüências religiosas, devidamente codificadas nas obras por ele publicadas".
O vocábulo ESPIRITISMO, neologismo criado por Allan Kardec, compreende a doutrina transmitida pelos Espíritos e os seus adeptos são os espíritas, ou os espiritistas. Não tem vínculo com cultos de qualquer origem, outros credos , seitas e rituais, pois não resulta de qualquer forma de sincretismo religioso.
Longe de negar ou destruir o Evangelho, o Espiritismo confirma, explica e desenvolve tudo quanto Jesus disse e fez, elucidando pontos obscuros do ensino cristão, tornando mais claras certas partes do Evangelho, que pareciam inadmissíveis, bem como reconhece que a vivência do Evangelho de Jesus Cristo é o objetivo a ser atingido pela humanidade".
e)Não existe no Espiritismo, diferentes ramificações ou categorias, como "alto"ou "baixo Espiritismo", "Espiritismo de mesa", ou outras desse gênero; bem como, não se adota a prática de atos, objetos, cultos exteriores e muitos outros, como:
exorcismos, sacrifícios de seres vivos, rituais de iniciação de qualquer espécie ou natureza;
uso de paramentos, uniformes ou roupas especiais, talismãs, amuletos ou outros objetos e coisas semelhantes;
altares, imagens, andores ou outros objetos materiais;
práticas de atos materiais oriundos de quaisquer outras concepções religiosas ou filosóficas;
rituais e encenações extravagantes de modo a impressionar o público, exercícios de cartomancia e outras práticas similares, danças, procissões e atos análogos;
administração de sacramentos como batizados, casamentos, concessão de indulgências e sessões fúnebres ou reuniões especiais para preces particulares a desencarnados;
pagamento e ou retribuição de qualquer natureza por benefício recebido;
hinos ou cânticos em línguas mortas ou exóticas, incenso, mirra, fumo, velas ou substâncias outras que induzam a prática de rituais; e
qualquer bebida alcoólica.
O Espiritismo não cria uma nova moral, mas facilita aos homens a compreensão e a prática da moral do Cristo, ao dar uma fé sólida e esclarecida aos que duvidam ou vacilam".
"...não contém alegorias, nem figuras que possam dar lugar a falsas interpretações. A clareza é a sua própria essência, e é isso que lhe dá força, para que atinja diretamente a inteligência. Nada tem de misteriosa, e seus iniciados não possuem nenhum segredo que seja oculto ao povo."
Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que faz para dominar suas más tendências".
Os princípios básicos da Doutrina Espírita são a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida futura e o porvir da humanidade.
Estes princípios estão expressos nas seguintes obras de ALLAN KARDEC: O Livro dos Espíritos-18 de Abril de 1857; O que é o Espiritismo-Janeiro de 1859; O Livro dos Médiuns-Janeiro de 1861; O Evangelho segundo o Espiritismo-1864; O Céu e o Inferno-1865; A Gênese-1868; e Obras Póstumas-1890.
f)A missão da Doutrina Espírita, enfim, é libertar o homem e não prendê-lo ainda mais às fórmulas e superstições do mundo.
Finalizamos, fazendo nossas as observações sensatas do Espírito Emmanuel, na mensagem Doutrina Espírita, concitando os Espíritas a zelarem pela doutrina que professam:
Porque a Doutrina Espírita é em si a liberalidade e o entendimento, há quem julgue seja ela obrigada a misturar-se com todas as aventuras marginais e com todos os exotismos, sob pena de fugir aos impositivos da fraternidade que veicula.
Dignifica, assim, a Doutrina que te consola e liberta, vigiando-lhe a pureza e a simplicidade, para que não colabores, sem perceber, nos vícios da ignorância e nos crimes do pensamento.
Espírita deve ser o teu caráter, ainda mesmo que te sintas em reajuste, depois da queda.
Espírita deve ser a tua conduta, ainda mesmo que estejas em duras experiências.
Espírita deve ser o nome de teu nome, ainda mesmo respires em aflitivos combates contigo mesmo.
Espírita deve ser o claro adjetivo de tua instituição, ainda mesmo que, por isso, te faltem as passageiras subvenções e honrarias terrestres.
Doutrina Espírita quer dizer Doutrina de Cristo.
E a Doutrina de Cristo é a doutrina do aperfeiçoamento moral em todos os mundos.
Guarda-a, pois, na existência, como sendo a tua responsabilidade mais alta, porque dia virá em que serás naturalmente convidado a prestar-lhe contas.
3) Vamos analisar que o termo Espiritismo de Umbanda é um termo completamente errado, não existe Espiritismo de umbanda ou espírita umbandista, o Espiritismo esta somente nas Obras de Allan Kardec, que foi o criador dos termos Espirita e Espiritismo.
Como disse Emmanuel.
Porque a Doutrina Espírita é em si a liberalidade e o entendimento, há quem julgue seja ela obrigada a misturar-se com todas as aventuras marginais e com todos os exotismos, sob pena de fugir aos impositivos da fraternidade que veicula.
Estude Espiritismo nas Obras do Mestre Allan Kardec.
Wilson Moreno